quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tübinger Silvester

É sempre difícil desejar feliz ano novo para todas as pessoas que a gente gosta e de quem gostaríamos de estar perto. Mas a tecnologia veio a facilitar essa árdua tarefa nestes tempos em que as redes sociais expandem o círculo de amizade de forma que todas as pessoas possíveis vem te cobrar as felicitações de final de ano.
Muitos pensam que quem passa o ano novo ou outra data importante na Europa tem que fazer algo considerado de "rycos e phynos", mas nem sempre a virada na frente do portão de Brandenburgo, em Berlim, ou da Torre Eiffel, em Paris, é tão divertida quanto parece. Não posso falar nada. Ano passado estava quase em frente (entenda-se muito longe, na verdade) do Brandeburger Tor, na capital da Alemanha, e achei maravilhoso. Não exatamente pela experiência de passar um ano novo na neve e em um lugar mundialmente conhecido, mas sim pela companhia. Este ano, um pouco contra vontade, resolvi testar essa teoria da companhia novamente. É, neste inverno decidi fazer algo de diferente. Afinal, quem nunca pensou em passar o ano novo em Tübingen? Nunca havia passado as festas de final de ano em uma cidade tão pequena, fora Rondinha, mas a praia compensa. As expectativas eram poucas, confesso. Sem nenhuma boa ideia prévia sobre o que fazer na virada, achava que acabaríamos vendo os fogos da janela dos quartos (ok, talvez eu esteja exagerando um pouco).
12 horas antes da contagem regressiva para 2012 veio a grande ideia da cabeça de uma carioca muito criativa. Brunch da Meia Noite, foi o nome que damos ao evento no Facebook e ao nosso jantar de comemoração. Eine kürze Erklärung: Brunch vem do inglês e une as palavras Breakfast (café da manhã) e Lunch (almoço), algo muito comum nos Estados Unidos e no Canadá, pelo que pude notar. Uma opção fácil e rápida para quem não quer cozinhar ou simplesmente não tem muito tempo, como era o nosso caso. (No meu caso em particular, por falta de talento culinário mesmo). A ideia de última hora deu muito certo. Com mais bebida que comida, nos preparamos para ver os fogos de artifício.
A grande diferença entre Alemanha e Brasil quando se trata de festividades de Ano Novo não se encontra apenas na questão climática, mas na forma como as pessoas comemoram o momento da virada. Já cheios de boa cerveja alemã, os Deutschern vão para a rua e soltam fogos de artifício por conta própria. É possível comprá-los em papelarias, supermercados e lojas semelhantes, o que faz com que quase toda família ou grupo de amigos bêbados possa deixar sua marca no céu depois da contagem do 3, 2, 1... Para nós, isso parece completamente perigoso. É acredito que deve ser. Depois de comer, nos dirigimos à Österberg (uma pequena montanha na cidade) para ver os fogos mais de perto. Vimos eles o mais perto possível. De todos os lados alemães fincavam aqueles foguetes estranhos no chão e booommm! Uma guerra de cores se formava a nossa volta. O pânico dos brasileiros foi quase que geral, o que tornou a virada ainda mais divertida. O susto foi tanto que chegamos a nomear o acontecido de "A Terceira Guerra Mundial". Exagero brasileiro, não posso negar. Depois de mais essa experiência inesquecível na kleine Tübingen nos dirigimos finalmente a uma festa de WG (casa de estudantes), algo mais típico de uma cidade universitária alemã impossível.
A virada realmente foi ótima o que provou a minha teoria que se quando se está em boa companhia, qualquer coisa pode se tornar divertida. Espero que 2012 seja cheio de risadas e de pessoas divertidas, como foi a virada. Desejo a todos um ótimo ano. Melhor que 2011 e pior que 2013. Também espero passar mais tempo no Brasil dessa vez. Prometo (de verdade) que irei.

Frohes Neues Jahr.

Alguns vídeos do pessoal durante a virada.
Primeiro: Amanda, brasileira do Mato Grosso, narrando nossos últimos momentos na "Terceira Guerra Mundial".



Segundo: Imagem dos fogos da Österberg e pessoal em recuada.

2 comentários:

  1. Debi, adorei o Post. Só de ler, me senti próxima de você. Saudades suas. Queria poder participar do Brunch também :) fiquei aqui indignada com Amanda louca! rsrs. Que mané 3a guerra mundial! Ah, a voz de Ian também tava bem reconhecível. Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pq mane ??? acho que no ano novo vale de tudo!
    nada melhor do que se divertir com os amigos! :) fico muito lgal o post debora parabéns escreve muito bem! :*

    ResponderExcluir