sábado, 28 de janeiro de 2012

Coincidência


Há alguns muitos posts atrás escrevi sobre a mudança de uma alemã para minha casa, a Maraike, mais conhecida como Marry. A deutsches Mädchen se tornou uma irmã para mim durante o tempo que morou conosco. Acredito que foi acolhida como uma segunda filha pelos meus pais, que tem realmente talento para serem pais, e espero que ela tenha gostado de morar com a família Backes Barboza. Enfim, como o mundo é tão pequeno quanto o buraco de uma agulha e, portanto, cheio de coincidências a cada esquina, a menina que acabou indo para nossa casa vem de uma cidade não tão longe de Tübingen. O vilarejo onde cresceu se chama Altenriet, cerca de 20 minutos da cidade onde passei boa parte do ano de 2011. Seu pais ainda vivem na cidadezinha simpática, com casas de arquitetura alemã e uma tranquilidade inacreditável, algo que não se imagina em cidades como Porto Alegre. Quase como uma forma de agradecimento por termos acolhido sua filha no país tupiniquim, o casal me adotou como filha por um dia. Nunca tive a experiência de morar em uma família hospedeira alemã, então passar um tempo em um lar familiar já me parece muito interessante. A deutsche Mutter (mãe alemã) eu já havia conhecido. Com toda boa vontade do mundo, Laila foi me buscar no aeroporto de Stuttgart quando cheguei. Com um cartaz na mão com o meu nome pintado, me esperou ansiosa e abriu os braços ao me ver, comportamento que eu pouco esperava dos alemães.
No último final de semana fui convidada à casa da Família Bengesser. Depois de um café da manhã preparado com todo carinho e todos os detalhes maternos, fui levada a conhecer alguns dos pontos turísticos das redondezas. Castelos, igrejas, cidades com casinhas de tetos pontudos e janelas pequenas. O roteiro foi muito bem elaborado e me senti muito bem acolhida pela minha família alemã por um dia. À noite, comida Schwäbisch, típica da região onde estamos. O dia foi ótimo e me fez ser grata pelas pequenas coincidências que acontecem por ai. Um acaso bom fez com que duas famílias de dois países distantes se encontrassem através de suas filhas e que pudessem fazer algo para que ambas meninas se sentissem em casa em um país estrangeiro. Acredito que não falo só por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário